Notícias
21.10.2011 | Comissão aprova redução de taxa na transferência de imóvel da União
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 520/11, do deputado Laercio Oliveira (PR-SE), que exclui as benfeitorias do cálculo do laudêmio relativo à transferência de titularidade de terreno pertencente à União. A proposta recebeu parecer favorável da relatora, Gorete Pereira (PR-CE).
Atualmente, o Decreto-lei 2.398/87 determina que os usuários de terrenos da União, como os terrenos de marinha e ilhas, devem pagar o laudêmio nas operações de transferência de titularidade. O laudêmio é equivalente a 5% do valor atualizado do imóvel, incluindo as benfeitorias acrescidas pelo usuário.
O projeto aprovado determina que o laudêmio vai incidir somente sobre o valor do imóvel, sem contar as benfeitorias. Na prática, diminui o valor devido à União. Para a deputada Gorete Pereira, a medida é correta.
"Se o laudêmio constitui uma espécie de tributo, não pode sua incidência onerar patrimônio que na prática não pertence ao Estado, que não contribuiu para a edificação de qualquer benfeitoria nos terrenos de sua propriedade cujo domínio útil pertence a terceiros", disse.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-520/2011
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Wilson Silveira
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/204334-COMISSAO-APROVA-REDUCAO-DE-TAXA-NA-TRANSFERENCIA-DE-IMOVEL-DA-UNIAO.html
Ainda não existem comentários para esta notícia. Seja o primeiro! ;)
Leia também:
21.05.2014CCJ aprova limite no controle da União sobre terrenos de marinha08.04.2013Debatedores defendem extinção dos chamados terrenos de marinha25.03.2013Professora fica livre da taxa de marinha24.10.2011Comissão aprova isenção de taxas em imóveis da União para pessoas carentes21.10.2011Comissão aprova redução de taxa na transferência de imóvel da União