Notícias


09.08.2011 | Assembléia Legislativa do Paraná é convidada pela Comissão Especial da Assembléia do ES a participar de debates sobre taxas de terrenos de marinha

O presidente Valdir Rossoni (PSDB) foi convidado a participar e contribuir com a Comissão Especial instalada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo que analisa questões relacionadas à cobrança abusiva das taxas sobre terrenos de Marinha. Na avaliação do deputado Luciano Rezende (PPS-ES), presidente da comissão, "a questão das taxas de terreno de Marinha atinge vários estados do Brasil", e o apoio paranaense é importante para o fortalecimento desta luta. O objetivo do Legislativo capixaba é encaminhar um amplo projeto para análise do Congresso Nacional.
Rezende, que considera ilegal a cobrança desta taxa, informou que a comissão parlamentar está trabalhando de forma intensa também na frente política, e tem pedido o apoio da população na luta pelo fim da cobrança da taxa no Estado. "A cada semana juntamos mais força e mais representação. É importante também que a população participe dos trabalhos para nos municiar de informações, para que possamos interromper esta cobrança, que é abusiva e injusta", avaliou.
Império- O parlamentar capixaba lembrou que os terrenos de Marinha foram estabelecidos no Brasil em 1.831, por uma questão de segurança do território brasileiro: "A idéia era de defesa, considerando a possibilidade de ataques ao litoral, tanto em margens de oceanos quanto de rio". Assim, nessa faixa não se construía nada porque o Império precisava de mobilidade e domínio dessa região para enfrentar eventuais ataques. Na época, era uma questão de defesa nacional. "Como tudo o que gera a possibilidade de receita acaba sendo uma solução nos Estados patrimonialistas - como era o caso do Estado português e é o caso do Estado brasileiro, tradicional e historicamente patrimonialista -, esses terrenos começaram a ser taxados com uma série de situações, aforamento e taxas de ocupação que vieram e vêm até os dias de hoje", lamentou.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Paraná
(41) 3350-4188 / 4049
Jornalista: Nádia Fontana
http://www.alep.pr.gov.br/imprensa/noticias/noticia/20023/rossoni-e-convidado-a-participar-de-debates-sobre-taxas-de-terrenos-de-marinha.html




Ainda não existem comentários para esta notícia. Seja o primeiro! ;)



Seu Comentario:

Nome*:
Cidade/UF:
Email:
Comentário*:



Leia também:


21.05.2014
CCJ aprova limite no controle da União sobre terrenos de marinha

08.04.2013
Debatedores defendem extinção dos chamados terrenos de marinha

25.03.2013
Professora fica livre da taxa de marinha

24.10.2011
Comissão aprova isenção de taxas em imóveis da União para pessoas carentes

21.10.2011
Comissão aprova redução de taxa na transferência de imóvel da União

(c) 2009 - Terrenos de Marinha. Porto - Internet de Resultados.
Internet de Resultados